13/06/2012

Acompanhe a programação da Rio+20

Por: 

Silvia Guerreiro

As atividades oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começaram hoje, no Rio de Janeiro (RJ). A equipe da ANDI organizou uma lista de sites para quem não vai participar do evento acompanhar as ações e discussões do encontro.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) criou um site especial reunindo conteúdo multimídia sobre o evento: http://rio20.ebc.com.br/. No endereço é possível acompanhar a transmissão ao vivo das solenidades, a programação do evento e os principais conteúdos vinculados nas redes sociais.

O Jornalista Amigo da Criança, André Trigueiro, acompanha o evento e tem produzido atualizado o blog “Mundo Sustentável” no portal G1. http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/

A Agência Jovem de Notícias Internacional reúne adolescentes e jovens de vários países do mundo que serão responsáveis pela cobertura do evento. Todo o material produzido será vinculado no site: http://www.agenciajovem.org/wp/

Para acompanhar a cobertura realizada no twitter basta buscar a hashtag #RioMais20.

Qualificação
A Repórter Brasil, em parceria com a Fundação Heinrich Boell, produziu a cartilha “O Lado B da Economia Verde – Roteiro para uma cobertura jornalística crítica da Rio+20”, que apresenta e explica os mecanismos da Economia Verde – um dos principais assuntos debatidos na Rio+20. A publicação tem como objetivo contribuir com a qualificação da produção jornalística sobre o evento, instigando os jornalistas a adotarem uma postura investigativa, que ultrapasse o registro factual.

A última edição do Programa Observatório da Imprensa foi dedicada à Rio+20. O Jornalista Amigo da Criança Alberto Dines conversou com o também Jornalista Amigo da Criança Washington Novaes sobre os desafios da sustentabilidade, o papel da imprensa e as expectativas para a Conferência: http://www.tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Sobre o evento
O evento vai de 13 até o dia 22 de junho e está dividido em algumas etapas. Entre os dias 13 e 15 de junho, será realizada a Reunião do Comitê Preparatório onde diplomatas estarão reunidos para concluir o texto do documento político final da Rio+20, que será assinado elos líderes internacionais. Em seguida, entre os dias 15 e 18 de junho acontecerá o Fórum de Sustentabilidade Corporativas onde representantes de empresas internacionais se comprometerão a pensar medidas para melhorar a economia e meio ambiente. 

Representantes de ONG´s e da sociedade civil organizada se reunirão entre os dias 16 e 19 de junho, nos chamados Diálogos para o desenvolvimento sustentável, para construir um documento com 30 propostas que será apresentado aos líderes internacionais. Na última etapa, entre os dias 20 e 22 de junho, os chefes de Estado se reunirão para assinar a o documento político e definir um conjunto de ações para que as propostas do evento sejam realizadas na prática.

Até o fim do encontro, são esperados representantes de mais de 190 países.

Tags: 

  • Cidadania
  • Desenvolvimento Sustentável